Rush - Discografias

A banda canadense Rush teve sua primeira formação em 1969. Em seus mais de 25 anos de história produziu não apenas álbuns de hard-rock, mas verdadeiras obras primas, que chegaram a fazer com que a banda fosse caracterizada por muitos como rock progressivo.
A primeira formação da banda contava com o baixista e vocalista Geddy Lee (Gary Lee Weinrib), o guitarrista Alex Lifeson (Alex Zivojinovich) e o baterista John Rutsey, companheiros de escola. Esta formação tocava covers de bandas de hard rock como Led Zeppelin e Cream no circuito de clubes de Toronto. O nome Rush foi sugerido pelo irmão do baterista John Rutsey.
Em 1974, não tendo conseguido apoio de gravadoras, lançaram de forma independente seu primeiro disco, auto-entitulado. Apesar da excelente qualidade do disco não se tratava ainda do tipo de música elaborada que iria projetar a banda. Rush é um excelente álbum de hard rock, com bons instrumentistas e bastante energia e trata-se também do álbum mais espontâneo e mais simples da banda, o que o torna o preferido de alguns fãs.
Logo após a gravação do primeiro álbum o baterista John Rutsey saiu da banda (alegando diferenças musicais e possíveis problemas de saúde), sendo substituído pelo lendário Neil Peart. Mais do que um baterista haviam conseguido um excelente letrista cujos trabalhos casavam perfeitamente com as composições de Geddy Lee e Alex Lifesson. Desde então a formação da banda não mudou.
A repercussão do primeiro álbum independente nas rádios americanas chamou a atenção da gravadora Mercury. Seguiu-se o relançamento do primeiro álbum e turnês por toda a America como banda de abertura para o Kiss e o Uriah Heep.
No segundo álbum, Fly By Night (1975), já contanto com Neil Peart, a banda finalmente começou a definir o estilo que a acompanharia, afastando-se do hard-rock-blues zepelliniano e passando a fletar com o progressivo em arranjos e principalmente letras mais complexas. A banda chegaria ainda mais próxima do progressivo a partir do terceiro álbum, Caress of Steel (1975), conceitual.
O sucesso comercial só viria realmente em 1976 com a gravação de 2112 (também conceitual) que tornou a banda mundialmente conhecida. 2112 mostra ainda um grande salto da banda no quesito letras, com o conceito mais bem explorado até então (abordando o dominio do sistema sobre uma pessoa). No mesmo ano saiu o seu primeiro registro ao vivo, All The World is a Stage.
A Farewell to Kings (1977) refletiu uma mudança semelhante de maturidade na parte musical da banda. Curiosamente um dos temas abordados, Cygnus X-1, seria citado posteriormente em vários outros álbuns, principalmente em Hemispheres de 1978 (considerado por muitos seu melhor e último grande trabalho conceitual).
A partir de então a banda estranhamente simplificou seu som, se aproximando do que agradava às rádios, diminuindo o tamanho das músicas e evitando as suítes intermináveis. Conquistam obviamente um público muito maior às custas do desgosto de boa parte dos fãs antigos. O álbum Permanent Waves, lançado em 1980, traz o primeiro grande hit da banda, Spirit of Radio.
Moving Pictures (1980) vem confirmar esta fase com a música Tom Sawier (adotada como tema do seriado Profissão Perigo - ECA !). Esta fase de ótima aceitação da banda por parte do grande público foi fechada com mais um excelente registro ao vivo, Exit Stage Left.
Os próximos álbuns, Signals e Grace Under Pressure, de 82 e 83 respectivamente, trazem uma tentativa da banda de modernizar seu som, incluindo sintetizadores nos arranjos (deixando um pouco de lado as guitarras) e abordando temas futuristas. Power Windows (1985) e Hold Your Fire (1987), mantém este caminho. Em 1988 foi lançado o álbum ao vivo Show Of Hands.
Nos álbuns a seguir a banda tentou resgatar um pouco de sua sonoridade antiga, optando por reduzir o uso de equipamentos eletrônicos. A tentativa de simplificar o som resultou em uma produção aparentemente ruim e os álbuns Presto (1990), Roll The Bones (1991) e Counterparts (1993) não tiveram uma recepção calorosa por parte dos fãs antigos.
Em 1996 o Rush lançou o álbum Test For Echo, bastante aplaudido pela crítica e público. No ano seguinte, saíram as coletâneas Retrospective Vol 1 e Retrospective Vol 2, cada uma delas abrangendo os grandes sucessos do grupo lançados entre 1974 até 1987.
Em 1998, a banda lançou o triplo ao vivo “Different Stages” e, em 2002, o inédito “Vapor Trails”. Nesse mesmo ano, o Rush veio ao Brasil, onde realizou apresentações memoráveis.
No ano de 2003 o público pode conferir no disco “Rush In Rio” a performance ao vivo da banda, em um show realizado no estádio do Maracanã, em 2002. No álbum estão presentes os maiores sucessos da carreira. Um ano depois, o Rush estava de volta comemorando os 30 anos de estrada, com o álbum “Feedback”, composto por covers de grandes nomes do cenário rock’n’roll da década de 60. Músicas como “Summertime Blues”, do Blue Cheer e “What It’s Worth”, de Stephen Still são alguns dos destaques do disco.
Fly By Night - 1975
DOWNLOAD
Permanent Waves - 1980
DOWNLOAD
Moving Pictures - 1981
DOWNLOAD
Signals - 1982
DOWNLOAD
Hold Your Fire - 1987
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2
A Show Of Hands - 1989
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2
Roll The Bones - 1991
DOWNLOAD
Caress of Steel - 1975
DOWNLOAD
2112 - 1976
DOWNLOAD
All The World's a Stage - 1976
DOWNLOAD
A Farewell to Kings - 1977
DOWNLOAD
Chronicles - 1990
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2
Counterparts - 1993
DOWNLOAD
Different Stages - 1998
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2
DOWNLOAD3
Snakes & Arrows - 2007
DOWNLOAD1
DOWNLOAD2




Comentários:

Postar um comentário

 
Sangreal Metal: O Santo Graal do Metal ! © Copyright | Template By Mundo Blogger |